Importação de sistema de secagem de café solúvel envolve 4 países, regime aduaneiro especial e muita logística
O amor do brasileiro pelo café e a vontade de empreender não move apenas montanhas, mas também navios, contêineres, caminhões e muita, muita logística mesmo!
O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, ficando apenas atrás da água, sendo o Brasil o segundo maior consumidor de café do mundo, conforme dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, em média, os brasileiros tomam de 3 a 4 xícaras por dia, o que equivale a cerca de 5,8 kg da bebida ao ano.
E para mostrar a capacidade e a qualidade do nosso café ao mundo, precisamos produzir mais e melhor, e por isso investir em tecnologia e equipamentos avançados. Se por um lado tem uma fábrica sedenta pela importação de equipamentos capazes de auxiliar na produção de uma linha de café solúvel especial, por outro, tem uma empresa de Logística Integrada capaz de planejar, organizar e executar esta tarefa de forma ágil, transparente e eficiente.
E foi com a ajuda da LOGTRADE/FGL GLOBAL, que a Cocam, uma empresa brasileira de café solúvel com mais de 50 anos de mercado, realizou a importação de um sistema especial de secagem de café solúvel para a sua linha de café liofilizado, produto este muito apreciado pelos consumidores de café solúvel devido à manutenção dos níveis de sabor e aroma do café torrado utilizado em sua fabricação.
“No processo de secagem freeze drying (que é justamente o equipamento importado), o extrato de café concentrado é primeiramente congelado a cerca de 40°C negativos em uma câmara-fria, sendo então moído na forma/tamanho do produto final. Esse produto congelado e granulado é em seguida processado em um túnel de secagem à vácuo, onde recebe uma pequena quantidade de calor, de forma que a água, presente no produto na forma de gelo, sublime, ou seja, passe diretamente da forma sólida para a forma vapor, deixando os grânulos de café desidratados. Devido ao baixo grau de aquecimento a que esse produto é submetido na etapa de secagem, temos um café instantâneo de maior qualidade sensorial em termos de sabor e aroma do que os outros tipos de cafés solúveis resultantes de outros processos.
A Cocam é a única empresa no Brasil que tem a tecnologia do processo de descafeinação do café cru, oferecendo cafés solúveis e extratos concentrados de café também na versão descafeinado. A empresa tem mais de 60 produtos diferentes no catálogo, nas versões Spray-Dried, Aglomerado, Extrato de Café Congelado, além do liofilizado já mencionado neste artigo, incluindo essas variações na forma descafeinada.
Presente em 35 países, a Cocam investiu 15 milhões de Euros para aumentar em até 70% a capacidade de produção de sua linha de café liofilizado. O processo de importação levou cerca de 1 ano, entre estratégia, planejamento e execução, uma vez que envolve uma legislação aduaneira extensa e complexa, gestão de logística internacional de porto e rodoviária, de ponta a ponta.
Curiosidades e desafios dessa IMPORTAÇÃO (comumente conhecida como CARGA DE PROJETO)
Cerca de 500 toneladas de equipamentos, vindos de 3 países diferentes (China, Dinamarca e Itália) com destino a Catanduva, interior de São Paulo! O Planejamento de logística, por si só, já é uma missão desafiadora, imagine de grandes projetos como esse. A LOGTRADE/ FGL GLOBAL foram as empresas responsáveis pela importação (de porta a porta) de um sistema completo de secagem de café. “O setor de logística internacional vem passando por um cenário desafiador e a sinergia entre todos os participantes da cadeia foi o fator de sucesso nesta operação, o pacote de soluções que envolveu inteligência aduaneira, logística internacional/nacional em sintonia com receita federal foi determinante para que se cumprisse com a entrega dentro dos prazos estabelecidos e com menor custo possível’’, explica Fábio Maia, Diretor Comercial da FGL Global.
A compra internacional desta combinação de máquinas deu-se por meio do Ex Tarifário, onde este foi pleiteado e obtido tendo importação a alíquota do I.I. em 0%, um regime aduaneiro especial de carga de projeto, com uma D.I. única e entregas parciais dos diversos embarques realizados e benefício de ICMS. “Obter o Ex-Tarifário e principalmente, concluir um projeto com este benefício significa uma redução drástica no custo da importação do nosso cliente, pois além do não-pagamento do I.I. (Imposto de Importação), todos os outros impostos da cadeia (IPI e ICMS) são reduzidos em efeito cascata, uma vez que o I.I. faz parte da base de cálculo destes impostos”, comenta André Magalhães, CEO da LOGTRADE Logística Integrada.
Sobre a Logtrade/FGL Global
Somos uma empresa de logística internacional e doméstica, inteligência aduaneira (despachos aduaneiros de importação e exportação), armazém geral (AG) e transportes rodoviários, com alto nível de conhecimento na área aduaneira-tributária-consultiva. O PROPÓSITO é sermos referência em inovação, tecnologia, qualidade e nível de serviço nos Estados Brasileiros em que atuamos, com o objetivo do crescimento pessoal e profissional de nosso time e nossos clientes.
Sobre a Cocam
A Cocam Cia. de Café Solúvel e Derivados, instalada em 1970 na cidade de Catanduva, possui sólida presença em mais de 35 países, trabalhando sempre para oferecer café solúvel de qualidade, com sabor e aroma superiores.
Mais informações para a imprensa
Soldano Comunicação
Liege Soldano / Jornalista / MTB 41.742/SP
(11) 97503.1002 liegesoldano@gmail.com